terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Recomeços...

O ano tá só começando. Nele há, como dito num quadrinho "365 possibilidades".
Ontem dormi pensando em recomeços. Difícil pensar nisso, porque embora os recomeços façam parte da vida, não me sinto confortável com a situação. Muitas vezes recomecei: novas casas, novas escolas,  novos bairros, novos trabalhos...Mesmo sendo essa ideia de "novidade", o que a gente não conhece geralmente traz medo e insegurança.
Ao mesmo tempo que é assustador, o novo abre realmente boas possibilidades.
Primeiro porque a gente leva os ensinamentos que acumulamos durante várias experiências da vida. Depois, existem coisas que estão escritas. Meu pai diz sempre: "o nosso destino já é escrito antes da gente nascer!" Ok, ok, tem o tal livre arbítrio. É como se fosse aquela frase que diz que o livre arbítrio é a plantação e o destino, a colheita.
Mudar de opinião não é vergonha pra ninguém. Pior é quando não se tem nem opinião pra mudar. Eu mesma acreditava em coisas que hoje não fazem parte das minhas crenças.
Também acredito que existam nossas certezas máximas. Mas aí é uma questão de aprendizagem. Passagens da minha existência que eu jamais viveria novamente. Muitas deixaram cicatrizes que de vez em quando dói. Quando não dói, incomodam.
Em contrapartida, existem coisas que eu gostaria de viver novamente, mas agora com mais experiência, seria bem diferente.
Nada que vale a pena é fácil. A gente deve levar para o amanhã o que nos faz bem hoje. Criar raízes em coisas que não precisam ser eternas é furada. Perdoar o que pode ser perdoado e esquecer o que não tem perdão. Tudo tem seu tempo e nada é por acaso. Já há bastante tempo que não acredito em coincidências.
É trágico, na minha concepção, a gente viver pela metade. Tenho muita pena de quem vive ilusões de grandeza, que vive como se fosse um capítulo de novela. Essa pessoa quer viver a vida de outra e esquece que a própria vida pode ter muitas tragédias, mas muita luz, afetos e coisas verdadeiras.
Hoje, dou o verdadeiro valor ao amor que conquistei, sem ele nem sei o que seria de mim. Valorizo momentos em casa, a companhia das minhas filhas, dos meus pais, da família.
Aprendi que eu posso muita coisa e não tolerar outras. As coisas que me fazem mal, jogo longe de mim. Jogo fora tudo aquilo que é pesado, que não serve. Que passem bem longe de mim.
Hoje eu quero a alegria, a leveza, o amor. <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário